Ninguém sabe de onde ele veio ou qual era o seu nome de família. É simplesmente conhecido por Mestre Cinco Salgueiros, por causa dos cinco salgueiros que crescem junto à sua casa. É um homem calmo que não fala muito. Não cobiça a fama nem a riqueza e o seu prazer reside na leitura de livros. Lê casualmente, sem necessidade de aprofundar. Quando aprende alguma coisa nos livros, fica tão feliz que muitas vezes se esquece das refeições. Gosta de vinho, mas como é pobre, geralmente não tem dinheiro para o comprar. Os seus familiares e amigos sabem disso e convidam-no para tomar uma bebida. Cada vez que vai a casa deles, bebe até se fartar e nunca fica satisfeito até estar embriagado, e depois vai-se embora sem se demorar.
As paredes da sua casa estão nuas e não o podem proteger nem da chuva nem do vento, sequer do sol escaldante. A sua roupa de algodão está gasta e falta-lhe sempre comida. Mas ele aguenta tudo isto com serenidade. Escreve frequentemente ensaios para se divertir e para exprimir as suas aspirações e interesses. Passa assim a sua vida, sem se preocupar com os ganhos e perdas pessoais.
A minha apreciação é a seguinte:
Qianlou1 disse: “Não fiques triste por seres pobre e humilde, nem fiques ansioso por buscar riquezas e honra.” Ruminando as suas palavras, alguém se perguntará se ele se estará a referir ao Mestre Cinco Salgueiros e seus semelhantes. O Mestre Cinco Salgueiros bebe vinho e compõe poemas para dar plena expressão aos seus elevados ideais. Não será ele um homem comum dos tempos antigos de Wuhuai Shi ou Getian Shi2?
___
- 1. Qianlou era um letrado do reino de Lu, durante o período Primavera-Outono, que sempre se afastou dos assuntos políticos e de quaisquer interesses materiais.
- 2. Wuhuai Shi e Getian Shi foram dois líderes tribais dos tempos antigos. Sob a sua liderança, as pessoas eram honestas e simples.
